domingo, 3 de janeiro de 2021

FINONE - FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE

 AO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO

SR TARCÍSIO GOMES DE FREITAS 
VIABILIDADE DA FINEAM-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE-AMAZÔNIA BR 235
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO: A BR 235 liga atualmente de ARACAJÚ SE a JUAZEIRO BA/PETROLINA PE, GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA ,tendo projeto de abrir ela até NOVA PROGRESSO PA .
Noutra oportunidade apresentei o projeto da FINEAM  FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE que em resumo ligaria ARACAJÚ SE,JUAZEIRO BA,PALMAS TO, SANTA TERESINHA DO ARAGUAIA MT,VILA RICA MT,GUARANTÃ DO NORTE MT,ALTA FLORESTA,ARIQUEMES RO onde encontraria a FERROVIA TRANSOCEÂNICA que CHINA deseja patrocinar  ;a FINEAM seria paralela da FINONE .

SUGESTÕES:
A FINEAM-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE AMAZÔNIA  iniciaria em MACEIÓ AL seguiria a BATALHA AL,PETROLINA PE e acompanharia a BR 235 a GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA, posteriormente em forma conjunta FINEAM+BR 235 seriam abertas a NOVA PROGRESSO PA (onde encontraria a BR 163 e a FERRONORTE) ,seguiria a APIACÁS MT, e continuaria a FINEAM+BR 235 ao ESTADO DE AMAZONAS  contornando a divisa com MATO GROSSO e RONDÔNIA do lado do AMAZONAS até chegar em HUMAITÁ AM (onde tem porto fluvial),posteriormente a LÁBREA AM,BOCA DO ACRE AM,PORTO ACRE AC e RIO BRANCO AC onde encontraria a FERROVIA TRANSOCEÂNICA ; a BR 235 acompanharia ate HUMAITÁ AM ,LÁBREA e posteriormente contornaria a divisa ACRE/AMAZONAS do lado do AMAZONAS a BOCA DO ACRE AM,CRUZEIRO DO SUL AC no ponto mais oeste do Brasil.
CONCLUSÕES :
 a ligação RODO-FERROVIÁRIA cruzaria com BR BELÉM BRASÍLIA e FERROVIA NORTE SUL em GUARAÍ TO;com a BR 158 e prolongação da FERROVIA CARAJÁS(Já projetada) em SANTANA DO ARAGUAIA ,com a BR 163 e FERRO NORTE em NOVA PROGRESSO PA com o porto fluvial  em HUMAITÁ AM
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ (PA)BRASIL 8 DE AGOSTO DE 2019

AUTORIA: MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
Em 1983 O ENTÃO GOVERNADOR DE RONDONIA CORONEL  JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA abre O POJECTO MACHADINHO trazendo SEM TERRA DE RIO GRANDE DO SULSANTA CATARINA E PARANÁ ,sendo abertas a RO 257 entre ARIQUEMES E MACHADINHO DO OESTE ;assim como A RO 133 de JARÚ-TEOBRAMA –VALE DO ANARÍ-MACHADINHO DO OESTE.
 Na mesma época JÚLIO CAMPOS GOVERNADOR DE MATO GROSSO abria  COLNIZA ;hoje MACHADINHO (RO) E COLNIZA(MT) são dois municípios prósperos ;JÚLIO CAMPOS abriria a MT 206 de GUARANTÃ DO NORTE(MT)-ALTA FLORESTA-COLNIZA .
 Desde 1984 se falava Da conexão entre MACHADINHO D' OESTE E COLNIZA LIGANDO A RO 257 Á   MT 206 ;a RO 257 já está asfaltada de ARIQUEMES a MACHADINHO DO OESTE e RO 133 de JARU a MACHADINHO DO OESTE pelos esforços dos então PREFEITOS NEODI DE OLIVEIRA(MACHADINHO DO OESTE),NELCI CAPITANI(COLNIZA), ROGÉRIO SALLES (GOVERNADOR DE MATO GROSSO) e JOSÉ DE ABREU BIANCO(GOVERNADOR DE RONDÔNIA).
 A FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE-FINONE  ligaria em ARIQUEMES (RO) à FERROVIA TRANSOCEÂNICA que ligará  RIO DE JANEIRO(BRASIL) a LIMA (PERU) cujo projeto a CHINA deseja financiar a fim de comprar toda a SOJA.MILHO e ALGODÃO do MATO GROSSO, GOIAS,TOCANTINS,BAHIA.A FERROVIA seria de BITOLA  LARGA de1,60 metros
 A FENONE ou FERROVIA DE INTEGRAÇÃO  NORTE NORDESTE atravessaria as BACIAS AMAZÒNICA.ARAGUAIA,TOCANTINS ,SÃO FRANCISCO até O OCEANO ATLÂNTICO ligando ARACAJU SE a ARIQUEMES(RO) na TRANSOCEÂNICA  e BR 364 ( SÃO PAULO-LIMA) ,passaria por regiões produtoras de CAFÉ CACAU,CUPUAÇÚ,SOJA,ARROZ,FEIJÃO,MILHO,BORRACHA,ALGODÃO,.


1)O ARCO NORDESTE:
ILHÉUS (BA)-SALVADOR (BA),ARACAJÚ(SE),MACEIÓ(AL),RECIFE(PE) ,CABEDELO(PB),NATAL(RN), AREIA BRANCA(RN) ,MACAU(RN),FORTALEZA(CE),PARNAÍBA(PI),SÃO LUIZ (MA) está relativamente  perto  da ÁFRICA OCIDENTAL,EUROPA,RUSSIA,ORIENTE MÉDIO,EUA/CANADÁ,CANAL DE PANAMÁ (TRAVESSIA PARA O PACÍFICO).

2) O TRAÇADO DA FENONE-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE ,ela acompanharia o traçado já existente da RO 257/MT 206
Iniciaram em ARACAJÚ (SE) seguiria a JUAZEIRO(BA) ,PALMAS (TO)(ONDE ENCONTRARIA A FERROVIA NORTE SUL), SANTA TERESINHA DO ARAGUAIA (MT), GUARANTÃ DO NORTE(MT)(onde encontraria a FERRONORTE),GUARITA DO NORTE(MT) ,CARLINDA(MT)   ,ALTA FLORESTA(MT), NOVA BANDEIRANTES,MONTE VERDE,COTRIGUAÇU,COLNIZA,GUARIBA, GARIMPO SÃO FRANCISCO(MT) MACHADINHO DO OESTE (RO),ARIQUEMES(RO).
3)  CONCLUSÕES :
Seria  UMA PONTE FERROVIÁRIA entre O NORDESTE DO BRASIL ,A MAPITOBA(BAHIA-TOCANTINS-PIAUÍ-MARANHÃO), MATO GROSSO(ÁREA NOROESTE) ,RONDÔNIA,ACRE;PERU
Desenvolveria o comércio BRASIL-PERU em especial com NORDESTE,MAPITOBA,CENTRO OESTE e NORTE ;além do PERU  as nações ASIÁTICAS  grandes compradoras de SOJA,MILHO,ALGODÃO do BRASIL .
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ (PA) BRASIL, 26 DE DEZEMBRO DE 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário